terça-feira, 25 de maio de 2010

Tédio


“O tédio é um tecido cinzento e quente, forrado por dentro com a seda das cores mais variadas e vibrantes. Nele nós nos enrolamos quando sonhamos.”
Walter Benjamin

O sr.Carlos é o meu vizinho, a única vez que o ouvi falar foi quando expulsou a filha para fora de casa quando eventualmente, bem, soube que a mesma perdera a virgindade.
Cigarros pensativos á janela, televisão ligada até de madrugada, cruzes por todo lado, as orações que recita quando esta á janela, estas e outras coisas sempre fizeram do Sr. Carlos um homem misterioso, e um homem católico.
Há anos que é assim, o meu vizinho é reformado, trabalhou numa fábrica e fora militar, dissera-o uma vez sem grande vontade de continuar.

E agora mesmo, ele esta frente a minha porta. E que não lhe posso fechar a porta eu sei disso, a questão é como despacha-lo sem o ofender, mas aqui esta ele, á minha frente á espera que o mande entrar.
- Entre sr.Carlos
- Com licença
-Boa noite Eva, desculpa estar a incomodar-te a esta hora da noite.
- Não tem mal, Sr.Carlos, sinta-se á vontade sentou-se puxou de um cigarro amarrotado e tentou acende-lo, mas o isqueiro negou-lhe o acto.
- Raio parta o isqueiro.
Remexi o bolso e emprestei-lhe o meu, depois de acender o cigarro, aproximou-se da janela e atirou com o dele que não funcionava.
Peguei num Cd dos Pink Floyd e coloquei o som no mínimo e esperei que ele fala-se.
-Bem olha, nem sei como começar.
-Se vêem com a historia que viu demónios e anjos, já sabe que não acredito Sr. Carlos.
-Na verdade, não te menti, eu sou um anjo enviado pelo céu, há coisas que não percebes, e não vou perder o meu fôlego a tentar explicar-te, mas fui colocado aqui, com uma missão idêntica á dos vossos assistentes sociais.
- Você é um grande maluco, vou acender um cigarro.
- Força, mas espero que saibas que isso te faz mal.
- Mas você também fuma, há pois você é anjo, não me leve a mal mas você é doido. Disse-lhe com num sorriso
-Na verdade não sou nenhum doido Eva.
- Você precisa de dormir, deve estar cansado e esta é definitivamente uma boa conversa para continuar-mos amanha!
- Mas primeiro tenho uma proposta para ti, mas dá-me um cigarro por favor – disse ele num tom mais alto.
- Fale baixo homem são três da manha, fodasse.
Passei-lhe o maço, acendeu o cigarro, deu duas passas profundas, baixou o volume da aparelhagem. O silencio absoluto instalou-se, podia ouvir o som das minhas próprias duvidas.
- Queres saber, se Deus existe? Se o Diabo é mau?
- Porra homem, você tem de deixar de beber.
- Deduzo que a tua resposta seja, Sim!
- Sinceramente, não quero saber, sei mais dessas coisas do que você imagina e sei que você não é um anjo nem um demónio. Eu leio coisas e vou vendo uns filmes. Pisquei-lhe o olho!

- Eu sei que sabes, soube no dia que nasceste.
- Bem Eva – o velhote esboçou um daqueles raros sorriso, piscou-me o olho e colocou a mão no bolso, e retirou um objecto metálico que reconheci como uma pistola, uma Glock de 9mm capaz de matar um elefante.
Fui evadida por uma valente descarga de adrenalina, os meus músculos começaram a paralisar. O meu indefeso e estranho vizinho, nunca deixou de sorrir enquanto levou a arma á cabeça.

- Devias de deixar de escrever coisas idiotas no teu blog.
Premiu o gatilho fechando os olhos, e um estalido fez-se ouvir rompendo todo o silencio presente. Sorriu uma vez mais, colocou a arma no bolso com cuidado, e colocou-me a mão no ombro.
Sei que tens uma vida cheia de tédio, agora tens as respostas a todas as tuas perguntas.

Rik

18 comentários:

  1. Mais uma vez, um texto que me fez viajar... parabens

    ResponderEliminar
  2. concordo com o micróbio.
    Está soberbo.
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Ja tinha saudades da Eva! Na tua imaginaçao é que nao há tédio nenhum, só criatividade.
    Já agora...és religioso? Ou acreditas em alguma coisa? (só por curiosidade)

    Ta muito fixe, parabens ^^

    ResponderEliminar
  4. Microbio
    Bem vindo á transportadora aerea "Eva" ;D
    Enjoy

    ResponderEliminar
  5. Catarina
    Nem sempre, bem que gostava ter a criatividade sempre á mão!
    Nao sou católico,sou espiritual ou seja acredito em Deus mas nao acredito na igreja catolica, mas respeito todas as religioes e interesso-me por todas elas, estudo-as e por ai a fora! :)

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Serio? Respeitas todas elas? Bem..eu acho que nunca vou conseguir respeitar todas elas...quer dizer, por acaso até nem é verdade, não é a religião o que eu nao respeito, sao as pessoas que a usam como justificaçao para as atrocidades que cometem! Como os muçulmanos por exemplo, que lêm o Alcorão á letra e pensam que a mulher é um bicho sem voz propria que tem de andar todo tapado e que merece ser apedrejado até á morte quando finalmente se apercebe que o que o marido merece é um belo par de cornos ^^

    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Catarina
    Podia-mos passar horas a fio a discutir religiao! No caso dos mulçulmanos, assim como nós acha-mos estupido eles lerem o Alcorão á letra eles da mesma forma acham estupido as peregrinaçoes a fatima e por ai a fora, mas sim ha coisas mesmo fora do normal. Mas é isso que os concretiza e quiça os deixa felizes. :)
    beijo

    ResponderEliminar
  8. ya, mas as peregrinaçoes nao fazem mal a ninguem, já aquilo da torres gemeas entre outras coisas fez! E se o que os deixa felizes
    é a infelicidade dos outros, entao nao sao muito dignos de respeito certo?
    Quando tinha para aí 11 anos li um livro muito bom sobre isso - "Queimada Viva". Deves conhecer...Beijo

    ResponderEliminar
  9. Catarina
    Sim conheço pois...
    Lá nisso tens razao, mas nem todos os Muçulmanos sao maus,mas bom nao deixam de ser estranhos! ^^
    beijo

    ResponderEliminar
  10. Fiquei cheia de dúvidas depois de ler este texto. No entanto, não me apetece expo-las.
    Beijo

    ResponderEliminar
  11. Sara
    Ok, estas sempre a vontade para perguntar seja o que for.
    beijo

    ResponderEliminar
  12. Tédio.....“O tédio é um tecido cinzento e quente, forrado por dentro com a seda das cores mais variadas e vibrantes. Nele (nós) nos enrolamos quando sonhamos isto nunca tinha lido é bonito...o resto
    tens um estilo muito teatral próprio dos livros policiais apesar de geralmente não os ler reconheço o estilo
    ...e retirou um objecto metálico (a glock 17 de 9 mm não é muito metálica é de um azulado...que mais parece um brinquedo) que reconheci como uma pistola, uma Glock de 9mm capaz de matar um elefante.
    a glock actual are made out of a high tech, nearly indestructible polymer, but the slides and barrels are metal. Metal is vulnerable to corrosion, so the Glock company treats its pistols with a unique, high tech surface refinement process of liquid carbon-itriding for the barrel and slide.Glock calls the resulting hardened coating “Tenifer”. Apart from optimum corrosion protection and anti-reflective finish, a degree of hardness of 64 RC (Rockwell Cone Scale) is achieved, which is close to that of a diamond. Due to this Tenifer coating, Glock pistols are almost invincible to
    corrosion, rust, and scratches
    é muito longo tal como o meu comentário é contínuo poucos pontos de paragem...é um continho tedioso
    explicas demais

    ResponderEliminar
  13. o post as palavras e os odores
    era muito superior como texto
    assi como outros anteriores
    opiniões...claro está

    ما بخش از آب پخشان می باشیم
    هر چیز باید در یک موازنه باشد
    چه چیز ها را ما باید در آب پخشها انجام بدهیم تا تأثیر روی آب های زیرمینی وهمچنان دریاچه ها جویچه ها داشته باشیم.
    چه اتفاق بالای آب پخشان می افتد تا تأثیر خوب داشته باشد.
    فرسایش می تواند در e é só...

    ResponderEliminar
  14. Mario rotama
    Antes de mais, agradeço o facto de ter comentado! e agradeço a critica! :)
    Valeu pela pesquisa!
    Quando referenciei a Glock nao me referi ao modelo em questão, mas bom vou corrigir o mal o erro.

    Quanto ao seu segundo Comentario, nao percebi nada do que escreveu em arabe!
    Mas bom você lá deve saber!

    ResponderEliminar
  15. a maneira como escreves é mesmo brutal, à falta de melhor palavra para descrever. apesar de não ter hábito comentar, venho sempre ao teu blog para ler estas tuas pérolas da escrita de qualidade mesmo fenomenal, continua a brindar-nos com a tua escrita!
    e já agora, uma curiosidade: qual cd de pink floyd ela foi ouvir? (PF é a minha banda preferida xD)

    ResponderEliminar
  16. Du
    Obrigadão :D
    Podes sempre comentar e deixar um bloguista feliz!
    Bons gostos musicais sendo assim, o Cd era; Pink Floyd - The Division Bell
    Muito bom!

    ResponderEliminar
  17. ah muito bom album mesmo! (especialmente as musicas marooned, take it back e high hopes) xD

    ResponderEliminar